terça-feira, 20 de março de 2012

Chapinha para alisar os cabelos

Imagem

Tipos de cabelos que podem usar chapinha:

Todos os tipos, desde o cabelo bem crespo e encaracolado até ao cabelo liso. Portanto se for muito encaracolado e crespo haverá melhor resultados se fizer outro tipo de alisamento prévio, escova, caso não seja muito encaracolado ou mesmo o alisamento químico se for muito crespo, assim terá um melhor resultado.

 

Tamanhos:

Existem vários tamanhos de chapinha. As chapinhas pequenas, como esta mostrada na imagem acima sobre a mão, é indicada para quem tem o cabelo curto, bem curtinho, para quem tem um cabelo maior deve-se escolher uma maior, como eu tenho um cabelo muito comprido e volumoso eu tenho uma tamanho XL, é a maior de todas. Escolham aquela com tamanho ideal para seu cabelo.

Material:

Existem chapinhas de metal, vidro, cerâmica e turmalina.

As de metal e vidro são mais baratas, porém danificam mais o cabelo, o vidro e o metal não aquecem a prancha inteira de forma homogénea, vai ter locais em que estará mais quente e por isso pode agredir mais o cabelo.

As de cerâmica e turmalina aquecem de forma homogénea e aquecem de forma muito rápida, em pouco tempo alcança a temperatura desejada. Eu tenho uma de cerâmica e estou satisfeita com ela.

Pelo que li na net a de turmalina sela os fios dando um aspecto hidratado e bem cuidado com muito brilho.

Opção importante:

Escolha uma chapinha que dê para escolher a temperatura, cada tipo de cabelo suporta uma determinada gama de temperatura. Estas que vem com opções de temperatura costumam dizer no manual a temperatura ideal para cada tipo de cabelo. Eu uso a temperatura mais baixa possível, que é a recomendada para o meu tipo de cabelo.

Como utilizar:

A utilização por regra geral, deve pegar pequenas madeixas e passar rapidamente ao longo do comprimento, não deixar a chapinha parada no cabelo, pois isso queima o cabelo, é mais recomendável passar algumas vezes rápida do que passar uma vez demorada. Não recomendo que passem algum tipo de óleo antes de passar a chapinha, eu não tenho a certeza, mas acho que pode danificar o cabelo, acho que o óleo deve aquecer a temperatura da chapinha e do cabelo e manter esta temperatura por mais tempo. Existem produtos que protegem o cabelo das altas temperaturas, shampoo condicionador, acho que deve ser uma alternativa interessante.

Frequência de utilizações:

Não é recomendado fazer chapinha com uma frequência muito elevada, pois como vai expor o cabelo à uma temperatura muito elevada, mesmo com todo o cuidado, na verdade é um tipo de agressão, mesmo que pequena, portanto não façam sempre. Eu só usei a minha umas 3 vezes. Eu tenho o cabelo liso e grosso, por isso o meu cabelo não costuma embaraçar muito. Mesmo sendo liso noto uma diferença quando faço chapinha, fica mais liso. Quando meu cabelo fica algum tempo sem cortar e com pontas ressecadas como ficou aí começam a aparecer algumas ondas, mas depois que cortam as pontas as ondas somem.

Ao invés de fazer chapinha frequentemente eu recomendo que procurem outros tipos de penteados e deixar o vosso cabelo ao natural. Quem me conhece por exemplo sabe que eu AMO tranças. Existem vários tipos de trança que podem dar um acabamento bem chique no seu visual. Agora até que meu cabelo não está muito bom para trançar, porque ele está bem escadeado, eu cortei há pouco tempo. Os cabelos mais rectos dão maior versatilidade há muitos tipos de tranças. Eu adoro tranças africanas, tem umas presas a cabeça que fica muito chique e dão para fazer com cabelo repicado como o meu, porém, eu não sei fazer. Para variar quando for num evento mais chique vá ao cabeleireiro e escolha um penteado elegante sem que tenha que recorrer sempre à escova e chapinha.

Façam chapinha com moderação, sigam as dicas acima e não se esqueçam de hidratar o cabelo, porque estes tratamentos térmicos agridem os fios.

 

Post dedicado à "Salvadora Dali"

 

 

 

 

3 comentários:

  1. Obrigada, gostei muito do seu post. Eu uso chapinha duas vezes por semana pk não suporto ondas no meu cabelo. Tou até pensando num alisamento japonês ;)

    ResponderEliminar
  2. Noooossa eu uso a chapinha dia sim, dia não....:) É que sou preguiçosa e não me dou nada com as escovas, então toca a secar o cabelo e chapinha nele que está pronto.

    ResponderEliminar
  3. Hidrata bastante então para não ficar espigado.

    ResponderEliminar