quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Alisamento químico sem formol




Oi meninas,

Alguém pediu para eu falar de alisamentos químicos sem formol. Apesar de ser a favor dos fios mais naturais eu vou contar as novidades do mercado. Eu NUNCA fiz alisamento químico no meu cabelo, eu costumo cortar o cabelo a cada 2 meses, e quando corto faço uma escova no salão, também tenho uma chapinha em casa, mas raramente uso, muito raro.

Todas devem saber que o formol é muito tóxico, ele alisa o cabelo porque esta molécula vai quebrar as pontes de enxofre ( os fios encaracolados têm pontes de enxofre, por isto os alisamentos químicos costumam cheirar mal) e o cabelo passa a ficar liso. Nos últimos anos o formol tem apresentado muita toxicidade, acho que a ANVISA libera o uso de formol em cosmética em concentrações muito pequenas. Eu não recomendo alisamentos com formol como a escova progressiva, nas primeiras vezes o cabelo parece ficar brilhante e hidratado, mas é uma aparência superficial, com o passar dos meses o ressecamento é evidente.

Antes de fazerem qualquer tipo de tratamento químico nos fios é MUITO importante fazer um teste de alergia 48 horas do tratamento desejado para ver se ocorre alguma reacção alérgica ou lesão no couro cabeludo. Vi na televisão há pouco tempo uma mulher que passou um simples creme para pentear que prometia alisar o cabelo e o cabelo caiu. Se o cabelo cair e causar queimaduras muito graves no couro cabeludo é provável que ali nunca mais vá nascer cabelo.

Não se esqueçam de fazer o teste, exigam ao cabeleireiro, não vão aflitas para o salão e no mesmo dias sem conhecer a técnica sair de lá com o cabelo pronto. Uma vez inventei nas férias de pintar o cabelo em casa com uma tintura da L'oréal que eu nunca tinha usado, tive uma alergia terrível na pele do pescoço e rosto por 4 dias.

Aqui vai os alisamentos sem formol:

Escova ácido hialurónico: pode ser usado só para abrir os caracóis, para ficar com o cabelo liso na raiz e ondulado nas pontas ou deixar o cabelo todo liso. A substância activa é o ácido hialurónico, dura uma média de 4 meses e tem um custo a partir de R$ 300 (cerca de € 113) se o cabelo for curto e pouco volumoso.

Escova Lissé: por não ser usado nenhum activo químico, é a base de aminoácidos de queratina e a forma oxidada da cisteína o cabelo pode ser lavado no dia do próprio tratamento.  No cabelo lavado e seco aplica-se o produto e em seguida usa-se a chapinha. Depois de uma rápida pausa, enxagua-se, hidrata-se e seca os fios com o secador. A cada 3 ou 4 meses é preciso refazer o tratamento e tem preço semelhante ao anterior.

Escova London: O princípio activo é o colagénio e queratina hidrolisados. Estes tratamentos a base de aminoácidos como a escova lissé acho que devem ser os melhores para dar um aspecto mais saudável e hidratado nos fios. O shampoo de limpeza profunda para esta técnica pode retirar o pigmento do cabelo caso ele seja pintado de ruivo. Eu definitivamente nunca aconselho 2 tratamentos químicos no cabelo, se pintar não alise. Dois tratamentos químicos acho muito agressivo.

Escova orgânica: Pelo que eu pesquisei esta parece ser a melhor técnica, menos agressiva, precisa retocar as raízes a cada 4 meses e tem o preço semelhante aos das outras a partir de R$300 (€113). Este tratamento é feito a partir de aminoácidos extraídos da planta acácia e do óleo de argan para hidratar os fios. Pelo que eu pesquisei esta técnica pode ser usada com outros tratamentos químicos, como a tintura, mas tentem evitar.

Não se esqueçam de fazer o teste antes de fazer qualquer tratamento químico nos fios é muito importante mesmo, se o cabelo for muito fino pode quebrar todo. Se for alérgico pode ter queimaduras graves na pele como eu já disse. conheço uma pessoa que descoloriu uma parte pequena da parte de baixo do cabelo, o cabelo caiu e nunca mais cresceu onde foi descolorido.

Espero que tenham gostado

beijos


1 comentário:

  1. Adorei o post! To pensando em fazer a escova a base de ácido hialurônico, parece ser boa.
    Bjos Thais Lott

    ResponderEliminar